quarta-feira, 25 de maio de 2011

Converse Block Party


No dia 29 de maio a Converse Block Party vai juntar arte, skate, música, basquete e moda no coração do Rio de Janeiro. O evento, que tem o intuito de trazer à tona o espírito ousado e vanguardista das ruas, acontecerá sob a luz do dia, em frente aos Arcos da Lapa, e deve mostrar, para quem quiser ver e ouvir, o que a arte urbana tem de mais novo, intenso e verdadeiro.

Na Converse Block Party, que é promovida pela Converse e terá início às 15h, muitas atrações dividirão a atenção do público. Assim, de um lado, enquanto o pessoal da LIIBRA (Liga Internacional de Basquete de Rua) organiza um torneio de basquete e uma competição de enterradas, do outro, a equipe de skate da Converse promoverá um campeonato de skate aberto, que contará com a presença dos riders da marca – Biano Bianchini, Daniel Crazy, Carlos Alves, Jay Alves e Renato de Souza, entre outros skatistas profissionais e amadores. No local será montada uma superestrutura, com Mini Ramp, Street Course e Gap da Lapa. Só para se ter uma ideia, a Mini Ramp será uma das maiores já montadas em eventos no País. Terá 11m de comprimento, 9m de largura e até 2m de altura.

E se skate e basquete são expressões latentes do cotidiano das grandes cidades e periferias, a música sem dúvida rege essa mistura e é por isso que ocupará lugar de honra na Converse Block Party.

Do palco, B-Negão, ex-integrante do Planet Hemp e um dos rappers mais criativos da atualidade, eleito em 2005, pelo Afro-Reggae, como o melhor cantor de Black Music do País, promete não deixar ninguém parado. No repertório do artista, muita coisa legal, inclusive músicas do álbum Enxugando Gelo, último disco gravado com a banda Seletores de Frequência, com a qual B-Negão deve lançar o segundo álbum ainda este ano.

Já nas picapes, o comando será dos Dj’s Zegon e Vadim que, ao som de muito hip hop, rap, funk e eletro rock, ajudarão a amarrar de maneira ainda mais fiel o mosaico de elementos que compõem a rotina das ruas e da Converse Block Party.
Zé Gonzáles, mais conhecido como DJ Zegon, é a personificação desse retrato urbano. Ex-skatista profissional, assim como B-Negão, se tornou conhecido do grande público nos anos 90 como um dos integrantes do grupo Planet Hemp. Hoje, com mais de 20 anos de estrada, é um dos Dj’s mais requisitados do Brasil, onde toca em casas como D-Edge, Clash, Gloria, Bar Secreto e Lions Club, além de festivais como Skol Beats, Nokia Trends, Tim Festival e Planeta Terra. Com uma pegada que transita por diversos estilos musicais, Zegon promete muito "freestyle" e diversão para quem for ao evento.

Das ruas do mundo para a Lapa, o Dj Vadim, que nasceu na Rússia, mas mora em capitais pra lá de cosmopolitas, como Nova York, Londres e Berlim, é destaque da Converse Block Party e vai mostrar aos brasileiros porque alcançou o topo da música como um dos mais influentes produtores musicais independentes do mundo, e entre muita coisa bacana, deve destacar no Rio seu trabalho com a banda The Electric, que o acompanhará na apresentação.

E como a Converse Block Party é uma celebração à vida e às influências urbanas o evento acontecerá ao ar livre e melhor: será na faixa e aberto ao público que, graças a diversas atrações interativas espalhadas na Praça dos Arcos, poderá participar literalmente desta comemoração.

O evento contará ainda com as tradicionais barraquinhas de artigos vintage e o mais saboroso rango de rua, além da mostra de intervenções artísticas urbanas feitas por meio de colagens (lambe-lambe). E é assim, com esse clima de domingão e com arte por todos os lados que a Converse Block Party promete agitar o dia de quem for ao evento. Saiba como participar no site converseblockparty.com.br. Depois, é só chegar.

Cultura de rua – a origem das block parties
As block parties surgiram durante a 1ª Guerra Mundial nos bairros do lado leste de Nova York. Ganharam esse nome porque os moradores desses locais costumavam fechar o tráfego de uma quadra e se reunirem nela para assistirem a alguma competição ou simplesmente se divertirem durante um feriado. Por lá, não faltava música, dança, e as tradicionais comidas de rua, como pipoca, churrasco e cachorro quente.

E é assim, sem a menor pretensão ou cerimônia e com esse mesmo espírito despojado dos moradores dos subúrbios norte-americanos, que a Converse, através de suas linhas Sport Authentics, Heritage Basketball e Converse Skateboard, que carregam o espírito urbano e esportivo da marca, convida os moradores do Rio de Janeiro a participarem da Converse Block Party. Uma celebração à cultura que nasce das pessoas para pessoas – da manifestação artística que revela de diferentes formas o cotidiano de cada bairro ou cidade, seja através do esporte, música, moda ou culinária.

Essa celebração já rolou no Vietnã e Malásia e, agora em maio, acontece pela primeira vez na Austrália, na Argentina, na China e no Brasil. Em Junho, Singapura também recebe o evento e outros países ainda serão confirmados.

Outras atrações confirmadas
Conecrew, Eletrobase, Marechal e Dj Pachu são outras das apresentações já confirmadas para o evento. Confira outras atrações no site.

Serviço:
A Converse Block Party vai rolar no dia 29 de maio, a partir das 15h, na Praça dos Arcos e no Circo Voador, na Lapa, Rio de Janeiro

Riley Hawk